domingo, 19 de dezembro de 2010

Marcha do monza com folga, como resolver!!!


COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO
Olá amigos. Depois que meu monza deixou de aceitar a 5ª marcha, resolvi parar pra investigar o defeito. Minha alavanca de câmbio estava com muita folga, o que dificultou a regulagem dos engates das marchas e impossibilitou de engrenar a 5ª de vez. Comprei os reparos do liame e hoje fui fazer o reparo e decidi compartilhar a experiência com vocês. Meu monza é um sl/e 1990 e acredito que esse procedimento sirva pra todos até o ano de 1992.


Nível de dificuldade: FÁCIL.


O que precisamos: nesse caso, como minha manopla ainda estava boa, sem folgas, parti pra compra dos outros reparos disponíveis para o liame.


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02 buchas
01 junta central dos liames


INSTALAÇÃO


Primeiramente temos que soltar o liame que vai preso ao trambulador. Pra isso, engrenei a 4ª marcha para o trambulador ficar todo recolhido pra dentro da caixa. Usando uma chave de estria nº 13 pra folgar a porca, com jeito o eixo do liame se soltou. Agora vem a parte mais trabalhosa: soltar o liame inteiro.


Por baixo do carro, você verá o liame, saindo da manopla e indo até a caixa de macrha, no ponto que acabamos de soltar do trambulador. Nele, tem-se 4 parafusos, e pra soltar, precisei de uma chave nº 10. Sem mais complicações, e tendo cuidado pro liame não cair na minha cabeça, retirei pra verificar o seu real estado e se havia folga. Eis o liame na foto:


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Fiz a marcação dos 4 parafusos que fazem a fixação dele no chassis e da porca que prende no trambulador.


Depois de solto, fui verificar o estado do mecanismo e estava realmente precisando de reparo. A folga era muito grande, o que impossibilitava a trocade marchas com precisão. Pra começar, a folga da junta central era muito grande e das duas buchas, apenas uma estava inteira. Segue abaixo a foto da junta e das buchas (ou o lugar delas):


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Junta central.


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Buchas.


Pra dar continuidade, precisaremos desmontar o liame inteiro. Existe um pino que trava uma peça, parecida com uma mão francesa que faz a conexão com a manopla. Esse pino, ao ser retirado, permite soltar essa mão francesa e desmonatar o eixo do restante da peça. Eis o dito cujo:


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Pra soltar, usei uma broca e um martelo. Vai batendo até sair por completo. Sai fácil, sem dor de cabeça.


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Aqui já desmontado, com o pino extraído e o eixo fora do restante da peça.


Agora precisamos retirar a junta central usada pra instalar a nova. Aqui deu um pouco mais de trabalho pois precisei usar uma furadeira com um disco de corte pra retirar os pinos que prendiam a junta central. Depois de retirado, coloquei o novo e aqui vai uma dica: o pino que vem com a junta central deve ser travado como o antigo estava. Pra isso, basta apoiar a peça bem e com um martelo ir batendo na ponta mais fina do pino. Assim ela vai se contraindo e travando a peça de forma definitiva.


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Detalhe da junta nova.


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Aqui vemos o processo e onde devemos bater pra travar a junta. Percebam a marca do disco de corte.


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Eis o pino e o lado que deve ser batido. Depois dos dois pinos travados, teremos a seguinte montagem:


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O próximo passo é colocar as duas buchas, uma de cada lado. Precisei de um pouco de vaselina e um cepo pra ir batendo na bucha por igual até ela entrar. Entra com dificuldade, mas entra.


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Detalhes da bucha.


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Aqui já instalada no seu devido lugar.


Depois das bucas instaladas, bastar remontar o eixo no restante da peça, finalizando com a mão francesa presa pelo pino, retirado no início do processo.


Agora é só reinstalar o liame, recolocar a coifa de proteção e fazer a regulagem da marcha. No meu caso, como a 4ª marcha ainda estava engrenada na caixa de marchas, coloquei a alavanca na posição da 4ª e apertei a porca novamente no trambulador pra travar a posição.


Gostei muito do resultado, o câmbio ficou perfeito, sem folga alguma, com todas as marchas entrando com precisão e suavidade. O monzão agora ficou bem mais gostoso de dirigir.

 Creditos de um amigo da net.

11 comentários:

  1. po kra desculpa a falta de educação mas quanto vc gastou nesse serviço???

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  2. Olá Amigos.
    aonde eu posso achar as peça mencionadas nesse procedimento. moro em suzano e aqui não encontro.
    Obrigado.

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  3. Foi eu que escrevi esse tutorial! É bom ver que o conhecimento está sendo compartilhado na rede! lc_ss

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  4. Troquei só o liame e a quinta não entra. Precisarei fazer este serviço. Também é um monza 90. Obrigado pelas dicas.

    Obs . Algumas fotos não estão entrando.

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  5. Cadê a bucha ? esfarelou.... provável ter sido fluido de freio que escorreu.
    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/21422_513252952081684_364208299_n.jpg
    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1069298_513253028748343_76062466_n.jpg

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  6. Agora feita as substituições ficou legal. E realmente é difícil encaixar as buchas no tubo.
    Valeu pela dicas .

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  7. show de bola! Já comprei uma alavanca de cambio, o mecanico já regulou, agora não entra quinta marcha, estou injuriado, vou comprar as peças, e com a sua dica provavelmente eu mesmo troque essas peças, valew!

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  8. Cara, é exatamente isso que estou precisando fazer no meu kadett, a quinta e primeira não estão entrando direito, sabe se é a mesma bucha? Onde encontro?

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  9. Ótimas dica Luis, pena que não consigo visualizar as fotos, você pode me dizer porque?

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  10. Vou fazer esse procedimento no meu Monza 89, tem que ficar segurando as marchas, senão escapole.

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