segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Motor do gol ou santana "Não Pega" (até 96)

Bom amigos, caso vcs tenham um gol ou santana e vez por outra o danado para de funcionar e te deixa na mão e com muita vergonha, ex: vc para no posto para abastecer e ao termina vc TENTA (kkk) ligar o carro mais ele não pega de jeito nenhum, e depois de uns cinco minutos ele pega do nada e te deixa mais louco ainda. Bom vamos solucionar esse problema que deixa muitos proprietarios do gol e do santana ferrados.


O maldito problema normalmente esta no relé da bomba de combustivel (nota: são carros que embora tenham injeção eletronica, a injeção e antiga antes da MI) que fica dentro do carro do lado do passageiro. Muitos trocam a bomba de combustivel achando ser ela a causa do problema, e acabam por não resolver o problema.


 


Basta retirar um pouco para o lado o tapete e vc terá acesso ao relé
















Normalmente tem uma capinha de plastico tampando, no meu "não essxisste isso" kkk, e o tiver ainda é só puxar.


















Esse é relé, só retira-lo e levo-lo para a mesa de cirurgia.



  














Local onde estava o paciente.


















Relé pronto para a cirurgia. Mais vc deve estar se perguntando: Por que eu não posso simplesmente comprar outro relé e colocar no lugar desse??? Bom aqui é que mora o problema!!! Se o seu carro não esta pegando ou pega hora sim hora não, e vc troca o relé por outro novo, é claro que o problema vai sumi, mais é certeza que ele vai voltar. (As vezes vc pode da tanta sorte, que o relé novo já vem com defeito[solda fria]) Por que???


















Dentro desses relés, existe um circuito impresso, e nesse circuito a varios pontos de solda. Com o tempo esses pontos de solda vão se trincando (solda fria) e acaba por hora tendo contato e hora não. Então como resolver isso???


















 Estanho


















Basta vc pegar um ferro de solda e um pouco de estanho (ferrinho que vai ser derretido, que vc encontra em casas de materiais de construções por uns R$ 20,00)


















Agora vc vai ter de resoldar todos os pontos de solda do relé, sem dó e nem piedade, só tomando o cuidado para não unir os terminais. Quando eu digo todos é todos mesmo. E ve se não vai lotar de estanho, é só um pouco, o suficiente.


















Para retirar aquela capinha basta usar uma chave de fenda.



 Relé resoldado (existe essa palavra kkk) e pronto para usar.


















Reconecte no mesmo lugar e veja a diferença. Vc numca mais vai ficar parado posto de gasolina. kkk...

66 comentários:

  1. Achei muito interessante a sua dica só que eu fui até carro e dei uma verificada e não consegui encontrar o tal relê talvês o meu carro é o gol quadrado ano 89 más vou insirtir até encontra-lo se vc poder me ajudar eu agradeço pois tenho que encontra-lo.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no seu carro não tem amigo porque é carburado só tem nos modelos com injeção

      Excluir
  2. BJ Quadros
    Vou fazer isso hoje mesmo.Que defeito chato esse! ja comprei a bomba e relés novos e o defeito voltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que verificar também o sensor de temperatura do motor.É uma pequena peça e custa barato. Se ele estraga fica acusando ter alta temperatura no motor sem ter. Então o carro não pega. Teste com o Multímetro as duas pontas dele (sensor) em 20 k.ô... (Veja no YouTube que
      tem vídeo sobre isso.)

      Excluir
  3. Muito boa sua dica, porém no meu Gol Bola 1995, 8 válvulas 1.0 - motor CHT, não tem esse Relé verde. Esse Relé verde é do tipo eletrônico, por isso tem a plaquinha de Circuito Impresso. No meu carro e em outros que dei uma olhada, tem um Relé de cor preta e mais baixo, do tipo Eletromecânico, não tem a plaquinha dentro com os pontos de solda. Será que o amigo poderia me informar o número desse Relé Verde e também, me informar para que serve aquele outro Ré preto que fica ao lado do Relé verde ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu carro é do mesmo modelo do amigo.
      Gol bola, CHT, ano 95. Ele tem sim bem onde mostrado no post. O meu tinha uma caixinha preta e dentro dela o relé. Ref. do Relé 150.001.

      Excluir
  4. otima dica amigo, tenho um santana 93// faz um tempão que acontece este problema de hora-pega-hora-não-pega. Pode nem ser este o problema, mas vou checar.

    ResponderExcluir
  5. vlw ai mestre vc salvou a patria kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Amigo, o santana carburado tem algum rele q pode dar este defeito? O meu faz isso!

    ResponderExcluir
  7. Meu santana é o 93 onde fica esse rele ? Agradeço desde ja !!!

    ResponderExcluir
  8. No seu carro vc dava partida ele não dava sinal nenhum? ou ele virava no arranque mas não funcionava?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite tenho um gol motor ap 1.6 ano 97 à gasolina e ele acelera sozinho muitos mecânicos ou mechanicos não acharam o probema me ajuda se puder meu zapp 21966311721

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio vc descobriu o seu problema ?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Boa noite tenho um gol motor ap 1.6 ano 97 à gasolina e ele acelera sozinho muitos mecânicos ou mechanicos não acharam o probema me ajuda se puder meu zapp 21966311721

    ResponderExcluir
  11. Pqp minha Parati ta na oficina a dois dias si falta eles chamarem um vidente ora descobrir o problema não pega gira tudo normal e nada alguém pode me dar uma luz??? Parati 89 ao

    ResponderExcluir
  12. Pqp minha Parati ta na oficina a dois dias si falta eles chamarem um vidente ora descobrir o problema não pega gira tudo normal e nada alguém pode me dar uma luz??? Parati 89 ao

    ResponderExcluir
  13. A porra da minha quantum kkkkta com esse problema a pouco tmpo... Santana quantum 86! Bato a chave ele vira mas não pega ! Me judem ai galera

    ResponderExcluir
  14. Meu Santana quantum 94 toda vez que reduzo a velocidade ele morre.O que pode ser esse defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha esse defeito no meu gol Ap 1.8. resolvi trocando o regulador de voltagem do alternador.

      Excluir
  15. Meu Santana quantum 94 toda vez que reduzo a velocidade ele morre.O que pode ser esse defeito?

    ResponderExcluir
  16. tenho um santana 95 glsi.. com esse probklema... ele começa a se falahar ate apagar e demora um tempo pra ligar. fico batendo chave ele so pega depois demuito tempo e sobe cheiro forte de gasolina. porem nao tem esse rele do lado docarona . tem alguma coisa q eu posso identificar o releé da bomba? isso ta me atormentando e me dando dor de cabeça infernal

    ResponderExcluir
  17. Tenho um Santana Quantum ano 96 2.0 8V como mesmo problema, não achei o relê, sabe onde fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também, tenho um santana96 motor 1.8 CLi, tenho problemas descritos aí com o pessoal,como falha no motor, quando apaga custa a pegar, agora não liga mais. não abre o bico. só que procurei o tal relê, e não acho o bixo. quem puder me dizer onde é ficarei agradecido.

      Excluir
  18. e ai cara... tenho um santana 2000 2.0 funciona normal no gnv porem na gasolina nao funciona, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Cara, tenho um gol 1.6, ano 99/00, GIII,SEM AR CONDICIONADO, e não tem esse rele verde, tem somente um preto, e dá esse defeito às vezes, ele pega e não passa de 500 Rpm, troquei o rele preto, mas o problema aparece às vezes. Você sabe me dizer se o meu carro tem o rele verde, ou é somente o preto?

    ResponderExcluir
  20. Tenho um Santana mi2.0 ano 97 ta com defeito que de uma hora pra outra ele na da sinal no arranque ai tenho que abrir o capu e ligar o fio do alto ático do arranque para funcionar,isso já ta me enchendo ,VC pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com esse mesmíssimo problema. E ligo ele da mesma forma. Até hj não descobri o problema

      Excluir
  21. meu carro e gol bola ano 96 motor ap gasolina 1.6 tem esse tal rele nele ???

    ResponderExcluir
  22. Tenho um gol quadrado 1988 e ele hora da partida hora não, se for la no motor de partida e fechar o curto ele funciona,ele tem este rele?

    ResponderExcluir
  23. Meu gol 96botei mais 15de gasolina levei as criança na escola e quando cheguei na minha casa botei o carri na garagem ouvir estalos un fio da injeção q pega no para lama óxido e o carro não pegou mais o q pode ser

    ResponderExcluir
  24. bom dia! eu tenho 1 santana 2001 alcool ele nao pega tem hora,e quando esta funcionando ele morre do nada, quando ele esta funcionando tem horas que ele fica oscilando e falhando, no gnv ele funciona normal.... alguem pode mi ajudar ai?

    ResponderExcluir
  25. O meu é gol está com esse problema, chato de mais sair e n saber se vai chegar.
    O meu rele e vermelho comprei um verde igual da foto aí.
    Mas gostaria de ver direitinho onde posso soldar sem unir os terminais. Tem alguma foto mais próxima?
    Ótima dica n sabia disso obg.

    ResponderExcluir
  26. O meu é gol está com esse problema, chato de mais sair e n saber se vai chegar.
    O meu rele e vermelho comprei um verde igual da foto aí.
    Mas gostaria de ver direitinho onde posso soldar sem unir os terminais. Tem alguma foto mais próxima?
    Ótima dica n sabia disso obg.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um gol power 1.6 2003 alcool, hoje de manha liguei a chave , não fez barulho de bomba e nao pegou, testei a continuidade da bomba e fim ligação direta da bateria e a bomba funcionou, imagino que o defeito seja o mesmo da postagem, no meu carro o relé esta tbm perto do porta luvas?

    ResponderExcluir
  28. Estou com problema no meu gol bola está engasgando é um 1.6 motor ap fica dano tranco no motor e as vezes morre sozinho o que pode ser?

    ResponderExcluir
  29. meu santana 96 cli/motor 1.8/monoponto,na descrição do defeito é o mesmo que éra do meu, só que agora apagou, e não liga mais. não abre o bico injetor, se for esse o problema, não acho o relé de potencia dele. debaixo painel lado carona não achei nada. onde fica esse maluco. se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  30. fiz as soldas mas nau injetou a gasolina porque sera?

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho um gol 95 1.6 motor ap.. estou andando e morre do nada, não liga de geito nenhum, passa dias e ele volta a andar... depois começa tudo de novo... agora tem 6 dias que não liga

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho um gol 95 1.6 motor ap.. estou andando e morre do nada, não liga de geito nenhum, passa dias e ele volta a andar... depois começa tudo de novo... agora tem 6 dias que não liga

    ResponderExcluir
  33. Fiz o procedimento, troquei os dois relés só que o problema persiste. Notei que o carro apaga depois que aciona a ventoinha.

    ResponderExcluir
  34. Meu carro e um Santana quantum 94, vc carburado com bico ,ao ligar a chave ,a bomba fica ligada direta ,eo carro não pega ,já troquei a bomba o bico e nada ainda, será o relé

    ResponderExcluir
  35. Meu carro e um Santana quantum 94, vc carburado com bico ,ao ligar a chave ,a bomba fica ligada direta ,eo carro não pega ,já troquei a bomba o bico e nada ainda, será o relé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi conseguiu resolver? O meu também está assim

      Excluir
    2. Oi conseguiu resolver? O meu também está assim

      Excluir
  36. tenho gol bola ano 1996,motor cht,já foi trocado os 2 reles e continua o defeito,puxei um fio direto do positivo da bateria com o positivo da entrada da bomba,como a bomba ficou ligada direto pude colocar o carro na garagem. porem fica a pergunta o que será que está com defeito no meu gol será a central pois ouvi de um amigo que a central do gol bola é problemática. aguardo

    ResponderExcluir
  37. as vezes pega e as vezes nao mesmo assim eu joguei gasolina no carburador de ignicao e ele foi pegar quando quis tem algo a ver com esse rele??

    ResponderExcluir
  38. no santana 96 o rele da bomba de gasolina tambem fica no lado do passageiro?

    ResponderExcluir
  39. Depois de meses meu carro estar com o mesmo problema... ja parou no shopping da cidade e só ligou 3 dias depois. Mexeram e deixaram sem funcionar a lampada da placa e o radio... depois outro mexeu e voltou a funcionar disse que era proximo a tampa de gasolina e agora parou e falou que foi um curto perto do pé do carona... muito longe do role... agora ele parou de novo... e vou deixar assim por um tempo sem mexer. Estou cansada

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde amigo tenho um gol gti 2.0 AP meu carro foi dexado direto ligado foi retirado ese rele da bomba foi ligado os fio direto eo problema continuo no começo foi bem agra nao pega de manha tem q bate umas 6 vezes pra pega e as vezes a gente ta andando do nada ele desliga e nao pega mais dai depois de uns cinco minuto ele pega novamente oque pode ser?

    ResponderExcluir
  41. Vou fazer isso agora! o meu é o gol bola 96 1.6 ap, fica do mesmo lado? agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Tenho um Santana 96 1.8 AP
    Ele tem apresentado esse mesmo problema, estaciono o carro e quando volto ele não liga mais e depois de algumas horas ele liga como se nada tivesse acontecido. E isso tem irritado bastante. Será que é esse relé? Onde ele fica no Santana?

    ResponderExcluir
  43. Já repararam que todos mecânicos so falam do rele de combustível do gol e nunca do santa e mostra so do gol e nunca do Santana acho que eles não sabem se o rele ta no lado do motorista ou do passageiro kkkkk

    ResponderExcluir
  44. Onde fica esse relé no Santana EX 1990

    ResponderExcluir
  45. O meu e um voyage 93 1.6 oje dia 24 09 2017 desligueui nso ligo mais ai o rele preto fica clicando e o cota giro oscilando e tem o rele verde da bomba mas eli nao fez efeito mas resoldei eli todo e continua mesma coisa o que deve ser

    ResponderExcluir
  46. qual a cor do rele que vai pro bico ingetor santana motor ap 1.8

    ResponderExcluir
  47. tenho um gol 95, 1.8 ap, ele ta com esse problema de não querer ligar depois de quente. ele tem horas que fica acelerado dms, oq pode ser? me ajudem :)

    ResponderExcluir