domingo, 1 de setembro de 2013

Desmontando Suspensão do opala

Estava instalando a caixa de direção que troquei o kit de reparo, e ao fixar o pivo no braço pitman, percebi uma pequena folga na barra de direção fixa, olhei com mais carinho e vi que o antigo dono parecia não ser tão exigente quanto eu em relação a manutenção do carro, como durante a semana enviei algumas peças para cromar e vai demorar um pouco (o carro vai ter que ficar parado), decidi fazer a suspensão toda.


Começei colocando o carro no cavalete, os cavaletes foram colocados na longarina na direção do cambio, para deixar a frente livre, para segurar o motor usei um cavalete com uma madeira em cima na parte de traz do carter, e deixei o macaco em baixo do agregado para descer a suspensão depois de solta.


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Aqui uma visão dos cavaletes e do macaco


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A suspensão é fixada no carro por 8 parafusos, sendo 4 parafusos com porca 3/4 ou 19mm que fixam o agregado na longarina, 2 de cada lado e 4 parafusos 1/2 ou 13mm que prendem a barra estabilizadora na longarina tambem, 2 de cada lado

Tambem deve ser solto o braço pitman ou o pivo de direção mais a barra de direção fixa, eu optei por retirar o conjunto todo soltei o braço pitman da caixa de direção e o braço auxiliar que fica preso logo abaixo da bateria ao lado do motor de aranque.

As pinças podem ser removidas ou não, caso não, solte-as da suspensão de deixe elas sobre algum apoio, não esqueça de soltar o flexivel da bandeja superior.

Eu preferi retirar as pinças, então soltei o flexivel de freio do cano que vem do cilindro mestre


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Depois que soltei todos os parafusos comecei a baixar a suspensão, caso tenha alguem para ajudar com o lado oposto e muito bom, caso faça sozinho (como eu), coloque um apoio em baixo da bandeja oposta a onde vc esta para que a suspensão não desequilibre a caia durante a descida


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Coloquei-a em um carrinho de rolemã que tenho e levei-a para onde irira começar e desmonta-la

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Começei retirando as pinças, 2 parafusos 3/4

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Para soltar os pivos de direção, solte a porca e dê algumas batidinhas ao lado do pivo, não precisa ser porrada, pois pode entortar a ponta de eixo


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Caso seu pivo seja teimoso pode tambem usar um parafuso e dar umas batidinhas sobre ele


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Depois soltei os discos, pois vou trocar os rolamentos e retentores

Coloque uma chave de fenda e torça ela para soltar a tampa

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Retire a cupilha que fica no meio da porca

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O disco solto

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Solte o tensor 3 parafusos 15mm

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Solte o parafuso 3/4 da bandeja inferior mas NÃO RETIRE, pois a pressão da mola poderá causar acidentes


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Retire o amortecedor, 2 parafusos 1/2 em baixo e uma porca 17mm em cima, deve-se prender o eixo do amortecedor com uma chave 6mm ou alicate de pressão para a porca não rodar em falso


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Hora de pegar a amigo inseparavel para retirar as molas, PARTE QUE DEVE SER FEITA COM O MAXIMO DE CUIDADO PARA EVITAR ACIDENTES.


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O encolhedor deverá ser colocado no lugar do amortecedor, deve-se retirar a porca de cima e o disco, colocar a ferramenta por baixo no buraco da bandeja inferior e passar o disco pelo elo da mola, encaixar o disco na ferramenta e empurrar até em cima e colocar a porca na ferramenta onde fica a parte de cima do amortecedor

o disco do encolhedor

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Colocando a ferramenta pelo buraco na bandeja

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Colocando o disco pelo elo da mola

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Encaixando a ferramenta no disco e empurrando para cima

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Colocando a porca na ponta da ferramenta, apertar mais não demais

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Agora ajuste o batente do encolhedor na bandeja e gire a porca do encolhedor até encostar na bandeja e aperte um pouco, até perceber que a bandeja superior esta se afastando do batente

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Agora éa hora de retirar as molas, faça com cuidado, solte o pivo, aquele bendito que se não estiver em ordem faz com que a roda do opala caia e provoque acidentes alem de detonar o paralama

Eu costumo soltar a porca toda depois coloca-la de volta e deixo uma pequena distancia da base

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Agora pegamos o PORRIMETRO e damos pequenas batidas ao lado do pivo, não precisa dar porrada muito forte para não estragar a ponte de eixo

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Depois de algumas batidinhas o pivo solta, retire a porca

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Agora sim vamos retirar o parafuso da bandeja inferior

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Agora é só soltar o encolhedor para retirar o conjunto

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Conjunto fora do agregado

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Agora o resto é empurrar bebado na ladeira

Para retirar o pivo da bandeja inferior é só usar o porrimetro, batendo ele para baixo, como vamos joga-lo fora, pode bater na cabeça mesmo

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Para soltar o pivo da bandeja superior é só retirar os 2 parafusos com porca 1/2

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As peças retiradas e lavadas

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Bom não sei se vai ajudar alguem, como nunca vi por ai dicas assim resolvi mostrar como faço a manutenção do meu Opala, espero que ajude alguem e a manutençaõ preventiva seja levada a serio.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo post! vou tentar isso algum dia desses! obrigado!!!!

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  2. boa tarde sera que consigo trocar a bandeja superior sem tirar o agregado

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  3. Minha total estima por um trabalho tão bem elaborado e pela nobreza de espírito em compartilhar esse conhecimento para todos.
    Um forte abraço!

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  4. Saudações, acabo de chegar com meu Opala em cima de um reboque pois passei em um buraco e o pivo do lado direito quebrou....já estou preparando o espirito para o reparo. Seu post esta ótimo muito bem detalhado e será de grande ajuda, parabéns pela sua boa vontade de fazer o post e compartilhar com todos.Valeu !!!!!

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  5. Tenho minha caravan fazem24anos faço a suspenção sem tirar o agregado

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  6. Muito bom o conteúdo vou fazer na minha caravan

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