Estava
instalando a caixa de direção que troquei o kit de reparo, e ao fixar o
pivo no braço pitman, percebi uma pequena folga na barra de direção
fixa, olhei com mais carinho e vi que o antigo dono parecia não ser tão
exigente quanto eu em relação a manutenção do carro, como durante a
semana enviei algumas peças para cromar e vai demorar um pouco (o carro
vai ter que ficar parado), decidi fazer a suspensão toda.
Começei
colocando o carro no cavalete, os cavaletes foram colocados na
longarina na direção do cambio, para deixar a frente livre, para segurar
o motor usei um cavalete com uma madeira em cima na parte de traz do
carter, e deixei o macaco em baixo do agregado para descer a suspensão
depois de solta.
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Aqui uma visão dos cavaletes e do macaco
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A
suspensão é fixada no carro por 8 parafusos, sendo 4 parafusos com
porca 3/4 ou 19mm que fixam o agregado na longarina, 2 de cada lado e 4
parafusos 1/2 ou 13mm que prendem a barra estabilizadora na longarina
tambem, 2 de cada lado
Tambem deve ser solto o braço pitman ou o
pivo de direção mais a barra de direção fixa, eu optei por retirar o
conjunto todo soltei o braço pitman da caixa de direção e o braço
auxiliar que fica preso logo abaixo da bateria ao lado do motor de
aranque.
As pinças podem ser removidas ou não, caso não, solte-as
da suspensão de deixe elas sobre algum apoio, não esqueça de soltar o
flexivel da bandeja superior.
Eu preferi retirar as pinças, então soltei o flexivel de freio do cano que vem do cilindro mestre
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Depois
que soltei todos os parafusos comecei a baixar a suspensão, caso tenha
alguem para ajudar com o lado oposto e muito bom, caso faça sozinho
(como eu), coloque um apoio em baixo da bandeja oposta a onde vc esta
para que a suspensão não desequilibre a caia durante a descida
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Coloquei-a em um carrinho de rolemã que tenho e levei-a para onde irira começar e desmonta-la
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Começei retirando as pinças, 2 parafusos 3/4
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Para
soltar os pivos de direção, solte a porca e dê algumas batidinhas ao
lado do pivo, não precisa ser porrada, pois pode entortar a ponta de
eixo
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Caso seu pivo seja teimoso pode tambem usar um parafuso e dar umas batidinhas sobre ele
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Depois soltei os discos, pois vou trocar os rolamentos e retentores
Coloque uma chave de fenda e torça ela para soltar a tampa
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Retire a cupilha que fica no meio da porca
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O disco solto
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Solte o tensor 3 parafusos 15mm
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Solte o parafuso 3/4 da bandeja inferior mas NÃO RETIRE, pois a pressão da mola poderá causar acidentes
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Retire
o amortecedor, 2 parafusos 1/2 em baixo e uma porca 17mm em cima,
deve-se prender o eixo do amortecedor com uma chave 6mm ou alicate de
pressão para a porca não rodar em falso
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Hora de pegar a amigo inseparavel para retirar as molas, PARTE QUE DEVE SER FEITA COM O MAXIMO DE CUIDADO PARA EVITAR ACIDENTES.
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O
encolhedor deverá ser colocado no lugar do amortecedor, deve-se retirar
a porca de cima e o disco, colocar a ferramenta por baixo no buraco da
bandeja inferior e passar o disco pelo elo da mola, encaixar o disco na
ferramenta e empurrar até em cima e colocar a porca na ferramenta onde
fica a parte de cima do amortecedor
o disco do encolhedor
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Colocando a ferramenta pelo buraco na bandeja
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Colocando o disco pelo elo da mola
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Encaixando a ferramenta no disco e empurrando para cima
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Colocando a porca na ponta da ferramenta, apertar mais não demais
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Agora
ajuste o batente do encolhedor na bandeja e gire a porca do encolhedor
até encostar na bandeja e aperte um pouco, até perceber que a bandeja
superior esta se afastando do batente
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Agora
éa hora de retirar as molas, faça com cuidado, solte o pivo, aquele
bendito que se não estiver em ordem faz com que a roda do opala caia e
provoque acidentes alem de detonar o paralama
Eu costumo soltar a porca toda depois coloca-la de volta e deixo uma pequena distancia da base
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Agora
pegamos o PORRIMETRO e damos pequenas batidas ao lado do pivo, não
precisa dar porrada muito forte para não estragar a ponte de eixo
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Depois de algumas batidinhas o pivo solta, retire a porca
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Agora sim vamos retirar o parafuso da bandeja inferior
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Agora é só soltar o encolhedor para retirar o conjunto
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Conjunto fora do agregado
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Agora o resto é empurrar bebado na ladeira
Para
retirar o pivo da bandeja inferior é só usar o porrimetro, batendo ele
para baixo, como vamos joga-lo fora, pode bater na cabeça mesmo
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Para soltar o pivo da bandeja superior é só retirar os 2 parafusos com porca 1/2
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As peças retiradas e lavadas
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Bom
não sei se vai ajudar alguem, como nunca vi por ai dicas assim resolvi
mostrar como faço a manutenção do meu Opala, espero que ajude alguem e a
manutençaõ preventiva seja levada a serio.
Parabéns pelo post! vou tentar isso algum dia desses! obrigado!!!!
ResponderExcluirboa tarde sera que consigo trocar a bandeja superior sem tirar o agregado
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirMinha total estima por um trabalho tão bem elaborado e pela nobreza de espírito em compartilhar esse conhecimento para todos.
ResponderExcluirUm forte abraço!
Saudações, acabo de chegar com meu Opala em cima de um reboque pois passei em um buraco e o pivo do lado direito quebrou....já estou preparando o espirito para o reparo. Seu post esta ótimo muito bem detalhado e será de grande ajuda, parabéns pela sua boa vontade de fazer o post e compartilhar com todos.Valeu !!!!!
ResponderExcluirÓtima matéria.é assim mesmo
ResponderExcluirTenho minha caravan fazem24anos faço a suspenção sem tirar o agregado
ResponderExcluirMuito bom o conteúdo vou fazer na minha caravan
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