quinta-feira, 3 de março de 2011

Como trocar um hidrovacuo!!!


Como trocar um hidrovacuo!!!

Desmontagem

Ao constatar um defeito no servo freio, o primeiro trabalho do profissional é retirar o componente do veículo. Lembre-se de que utilizar ferramentas adequadas, como chaves-de- boca, chave-estrêla e as medidas corretas dos parafusos de fixação garantem um serviço de qualidade, assim como substituir a peça por outra genuína.

1) Inicie tirando o parafuso de fixação da haste no pedal. Solte o conjunto servo e mestre do painel de fogo.

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2) Em seguida, desconecte as tubulações onde passa o fluido de freio, para que o acesso ao cilindro mestre e servo freio seja mais fácil. Empurrar e torcer esses canos causa deformações, que podem prejudicar todo o sistema. Vede a tubulação com tampões, tomando cuidado para não danificar a pintura do carro com o fluido.


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3) Remova os periféricos que dificultam o acesso, como reservatório de água e filtros, caso necessário. 


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4) Solte e retire o parafuso de fixação do cilindro mestre, depois, remova o cilindro. Avalie as condições do cilindro em busca de vazamentos e trincas. 

 
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5) Desconecte também o chicote indicador de nível do fluido de freio e a válvula de retenção de vácuo do servo freio. 


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6) Solte a haste do servo freio. Em seguida, solte os parafusos para retirar o servo freio, juntamente com seu suporte caso facilite a remoção.

 
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7) Leve a peça para a bancada e caso seja necessário fixe na morsa, com proteção adequada, para retirar os parafusos do suporte e separar as peças. Nesse momento, faça uma avaliação na válvula de retenção de vácuo, que pode estar incorporada no próprio servo ou disposta na tubulação. Essa válvula pode ser comprada separadamente, caso seja constatado que o problema está nela, mas se estiver instalada na tubulação, troca-se a mangueira. 

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Atenção na hora da montagem
A montagem do servo freio é realizada no processo inverso da desmontagem, observando os seguintes detalhes: 


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- Utilize sempre o servo freio especificado para o veículo, observando seu diâmetro externo, relações de força de entra e saída, tipo de haste de acionamento e outras dimensões importante à montagem correta.
- Torque Referencial nos parafusos de fixação cilindro mestre/servo e servo/suporte: 25 Nm (2,5 Kgfm)
- O servo freio não tem conserto, então fique atento para não comprar uma peça que aparenta ter sido forçada no encravamento.
- Ao comprar uma nova peça, note que a aste vem envolvida por uma capa plástica de proteção. Não esqueçe de retirá-la. (Foto 1) 


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- Peças originais compradas no mercado de reposição não incluem o suporte, que raramente apresenta problemas. Utilize o que foi retirado do veículo.
- Não force a haste na hora da montagem no suporte, pois pode danificar o êmbolo de controle de força.
- Tanto na desmontagem como na montagem, o mecânico não deve, em nenhuma circunstância, alterar a regulagem do parafuso de acionamento do cilindro mestre, o que pode danificar todo o sistema de frenagem. (Foto 2) 


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- Verifique se o anel de vedação do cilindro mestre na tampa do servo freio está em boas condições, para que não provoque vazamentos.
- Não raspe o pistão primário do cilindro mestre (que fica fora da carcaça) na tampa do servo freio.
- Certifique-se de que o encaixe do suporte do servo no painel de fogo está correto, assim como a haste de entrada esteja na posição correta e livre para retorno. (Foto 3) 


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- Cheque se a posição exata do interruptor da luz de freio, localizada no pedal de freio, para que regularmente.
- Sangre o sistema nas rodas, para evitar que fique ar nas tubulações, cilindro mestre ou outros componentes do sistema.
- Ande com o veículo e veja se o freio está funcionando com eficiência e conforto.


Colaboração dos amigos da Net. 

8 comentários:

  1. muito interessante sua explicação, vou trocar meu hidrovacuo tb, as vezes nós mesmos fazendo o serviço sai muito mais bem feito do que o serviço desses profissionais que tem por ai!!!! valeu.

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  2. tenho um kadett e vou eu mesmo trcar

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  3. tenho um kadett e vou eu mesmo trcar

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  4. nao consigo ver as fotos!

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  5. Ciro poderia postar um vídeo ensinando a tirar a válvula conectada ao servo freio do fiesta,não consigo retirar a mesma para fazer a substituição do servo freio.aguardo, obrigado !

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  6. Qual e o número da chave para tirar o hidrovacuo do Santana os três parafusos de dentro

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