quinta-feira, 3 de março de 2011

Luz de Ré Fraca

Pessoal, não sei se é o caso de alguém, mas para quem acha que a luz de ré é fraca, vai aqui uma dica:

Materiais utilizados:
1 par de lâmpadas halógenas de 12V 35W, alicate de bico e corte, martelo, ferro de solda, cola Araldite pastosa, sacolinha plástica, um pedaço de fio fino e duas lâmpadas comuns (tanto faz se é de 5W ou 21W).
Imagem
Imagem

Com o martelo, quebre as lâmpadas comuns dentro da sacolinha, pois vamos utilizar somente o soquete delas. Retire todo o vidro da parte interna do soquete, até que ele fique desta forma:
Imagem

Feito isso, derreta a solda que fica no polo inferior do soquete, até que apareça um furo, por onde passaremos um dos polos da nova lâmpada:
Imagem

Imagem

Feito isso, vamos providenciar novos terminais para a lâmpada halógena. Derreta um pouco de estanho em um pedaço de fio desencapado (coisa de uns 3cm):
Imagem

Derreta um pouco de estanho nos terminais da lâmpada halógena, de modo que possamos soldar o fio no terminal. Isole um dos novos terminais, o que vai no contato central do soquete. Ajuste-o de forma que ele passe pelo furo aberto no contato central do soquete. O outro terminal, entorte-o, de forma que encoste na parte metálica do soquete:
Imagem

Centralize a lâmpada no soquete, solde os terminais central e o lateral e encha a parte interna do soquete com cola Araldite. O resultado final é esse:
Imagem

Imagem

Imagem

Após instalar as lâmpadas, limpe-as com um algodão embebido em álcool. Não é bom deixar que a gordura da nossa pele fique em contato com o vidro. Lâmpadas acesas:
Imagem

Imagem

Aqui, comparando com a lâmpada de 21W da lanterna de neblina:
Imagem

Primeiras impressões: obviamente a luz de ré ficou bem melhor. Não precisei trocar o fusível, então a carga solicitada está dentro do limite do sistema.

Um comentário:

  1. Qual modelo de lâmpada halógena vc utilizou, podeir me passar?

    ResponderExcluir