quinta-feira, 3 de março de 2011

Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

1º passo - primeiro retire a calotinha central com uma chave de fenda, caso aja, depois retire o pino de segurança da porca castelo, use um alicate pra desentorta ela e saca ela fora, retire a porca geralmente ele nao esta apertada por motivos obvio. Na ordem pra retirar as peças- pino,porca castelo,arrulea,rolamento central,tambor.

2º passo - pege um martelo e vai dando pancadinhas leve atras do tambor pra ir afloxando ate ele sair, se o carro faz tempo que nao foi trocado vai sair com dificuldade devido a ferrugem, nao tenha medo nao vai entragar ou perde nada, so faz com cuidado

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3º passo - agora vamo retirar a sapata de freio percebem que na foto tem 2 pinos com mola um em cada lado, isso segura a sapata pra tirar isso e facil pega um alicate numa mao e na outra um alicate de bico fico, o alicate normal tu empurra e com o alicate de bico gire o pino ate ele sair e moleza, retira no lado oposto. depois que soltou os pino solte a mola de ancoragem mas assim, nao use alicate pra tirar e so levantar a sapata pra cima que ela vai sair da base de baixo dela, depois tire o cabo do freio de mao que ta na alavanca da sapata. pronto ta fora a sapata...

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4º passo - retire os rebite com uma talhadeira ou formao assim decepa os rebite e tira a lona

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5º - limpe tudo oque puder quanto mais limpo mais eficiencia sera na hora de freia o conjunto

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6º - vamos rebitar as lona nova, agora como vcs podem ver na foto use um mandril como apoio numa morça pra poder servi de base pro rebite ser batido, use um martelo e de pancadilhas leve nao e pra bate forte senao pode quebrar a lona e o rebite afundar sem utilização, e + - como ta na foto pra fica ele. lembre quem segura ele e o propio freio.

retire cada lado da sapata assim fica mais facil de trabalhar

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7º - passo(opcional) aqui e pra quem que trocar ou limpar os rolamento e retentor, pra sacar o retentor tenha cuidado pra nao machucar os labio dele use uma chave de fenda grande e vai levantando ele em cada lado assim vai sair por iqual sem presa...

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8º - bom pra montar e o mesmo esquema, primeiro coloque o cabo do freio de mao depois apresenta a sapata no lugar dela,depois os pino da sapata esse com as mola gire eles ate que fique firme, claro isso tudo se vc ja montou a sapata com as mola no lugar e com as lona ja rebitada

essa e a imagem de como deve ficar as mola,os pivo,ancoragem,etc

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9º - regulagem antes de montar a sapata regule o freio e deixe no minimo como mostra a foto. digo isso pq as lona sao nova e caso troque o tambor a muito material ainda entao tem que ficar o mais folgado possivel e mesmo assim vai "arranhar" quando girar a roda isso ate assentar depois ele se autoregula o freio. pra afouxar gira a catraca pra cima, faço isso sem as molas senao nao funciona.

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10º - (opcional) caso compre o tambor novo retire o cubo de roda tem um parafuso philips no tambor isso faz com que sai o cubo do tambor de uma pancadinha com um toco de madeira pra tirar o cubo.

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nao se esqueça de passar um removedor de gordura ou solvente por dentro onde corre as lona pq quando novo vem um oleo protetor.

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use graxa com moderação so o nescessario com ta na foto, pq se usar demais corre o risgo de frita a banha e escorrer pra as lona ai babau freio. freio a tambor e a fricção o calor gerado e bem alto entao ja viu isso foi oque ferrou meu freio, o retentor tava cançado e vazou graxa e fluido.

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kit de montagem

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11º passo - aqui ja ta pronto pessoal e so coloca a roda e aparafusar,lembre-se nao atarraxe a porca central, antes de tirar ele o idel e vc ve +- como ela ta apertada assim na montagem nao vai te esquece e sempre coloque pino de trava porca

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peças antes da limpeza

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material a usar:

*LUVAS DE COURO(se tiver)
*ALICATE UNIVERSAL
*ALICATE DE BICO FINO
*GRAXA LIMPA
*PANO
*QUEROZENE
*MORÇA(TORNO DE MESA)
*MANDRIL(OU PEDAÇO DE FERRO REDONDO DO TAMANHO DO REBITE)
*TALHADEIRA
*CHAVE DE FENDA
*CHAVE PHILIPS
*CHAVE DE BOCA(OU CAXIMBO) PRA TIRAR A PORCA

peças novas:

2- TAMBORES DE FREIO
2- CILINDRO DE RODA VARGA
4- LONAS DE FREIO BOSH
40- REBITES
2- FLUIDO DE FREIO DOT3

valor total das peça: R$160.00 +- 80 pila por roda
ADORO MONZA vai pedi oque tu compra pra um vectra com isso

R$:00,00
1KG- GRAXA ESPECIAL PRA ROLAMENTOS AZUL
1L- LIQUIDO ANTI OXIDANTE(ROXO)
esses 2 item nao se acha em auto peças eu peguei na firma do meu velho, eles usam isso em maquinario industrial

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SEGURANÇA: coloque na 1º Marcha,acione o freio de mao,macaqueie,use calços de madeira no eixo, e aflouxe um pouco o macaco pra nao força ele deixe apoiar no toco de madeira mas nao tire o macaco!, na roda que nao vai ser mexida bote calço pra nao correr tb. depois destrava o freio demao pq vc vai precisar pra mexer no freio.

OBS:EU NAO ME RESPONSABILIZO POR ACIDENTE OU ERROS NA MONTAGEM, FAÇA POR CONTA E RISCO. use sempre equipamento de proteção como oculos,luvas,e respirador(mascara) discartavel caso lixar as peça enferrujadas.

E isso ai pessoal quem tiver ferramenta, e paciencia pode meter a mao senao tiver as ferramenta basica e melhor nem faze pq pode se machucar ou ficar com o carro inoperante.

Um comentário:

  1. e ai ciro,,,tudo blz meu irmão?cara eu estou com uma duvida aqui,,,é o seguinte to querendo trocar as molas traseiras do meu gol,fiz os cavaletes pra esse serviço,,gostaria que vc me dissesse onde seria o melhor lugar pra mim levantar o carro,se no eixo traseiro pra depois colocar os cavaletes nas laterais ou se levanto pelas laterais mesmo e coloco os cavaletes próximo ao macaco,outra coisa eu não sei bem a altura suficiente pra fazer a troca da mola,,seria preciso remover as rodas ?ciro abração fica na paz

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