terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Como retirar o câmbio do vectra, trocar o atuador da embreagem, trocar o tubo do atuador.

Bom pessoal, esses dias eu precisei trocar o Atuador da embreagem do meu vectra, e resolvi postar algumas das fotos, espero que ajude algum loco como eu, que não gosta de pagar pra mecânico ganancioso e sujo mexendo no seu carro!!! kkkkk...

Vamos lá.



O primeiro passo, e o mais importante, esta ligado a segurança!!! Se vc não tiver um cabide para amarrar ou prender o moto, consiga uma barra de ferro forte. (facilmente encontradas em ferro felhos) Consiga tambem uma corrente, 6,5 esta ótimo, e de comprimento ela pode ter 1 metro e meio.


Deixe a corrente com uma folga de + ou - 10 centimetros, para o motor descer, e vc poder tirar o câmbio.



Para a barra não deslizar, eu fiz essa pequena amarração nas pontas da barra, fiz com madeira.



Pásse a corrente por aqui...



E aqui tambem!!! Parece mentira, mais só esses dois pontos seguram o motor.



Agora retire a bateria e acessorios em volta. calma pois é muito simples, basta vc ir desconectando.



Agora vc vai precisar soltar as homocites do carro, vc precisar do soquete 30, em seguida retire a roda.



Depois que vc soltou as homocinetes, coloque os cavales, se vc não tiver use os macacos mesmo. Os cavaletes são muito mais seguros, pois




Para facilitar a retirada do câmbio, é bom vc retirar as homocinetes do carro. É bem simples para se retirar: Mande alguem puxar o telescopio junto disco e tudo para o lado, e em seguida alinhe a homocinete e de alguns puxões para fora(em sua direção) e ela saira.
Obs: Não precisa soltas as coifas da homocinete. Na hora de colocar de volta é só vc empurrar até encaixar bem, lá dentro ela possui um anl que a prenderar de novo, se o local onde vc vai fazer o serviço for bem silencioso dara para ouvir um clik.



Solte também o escapamento.




Amarre com uma corda o radiodor e os agregados a ele.


Agora vamos a parte boa!!! Vamos começar o soltando o parafuso da caixa de direção. Este parafuso se encontra dentro do carro, atras dos pedais.


Aquele parafuso vai soltar esta peça. Mais vc só vai ver este cabo cromado quando o quadro descer.



Solte o parafuso vermelho, efrouxe os brancos. (Dependendo do lado que vc for mexer, no meu caso o lado esquerdo, vc deve soltar todos os parafusos do lado esquerdo, e afrouxe os do lado direito, isso impede que o quadro desça por completo)


Solte tambem os coxins do câmbio, fica do lado dos parafusos da foto de cima.





Solte esses parafusos tambem. Coxins do câmbio, parte de cima.


Não se esqueça de só afrouxar os parafusos do lado contrario ao do câmbio. Esse parafuso do lado do câmbio deve ser solto.



Solte esses tambem, eles estão dentro desses buracos. O coxin é opcional(do lado contrario ao câmbio).



Solte as bandeijas



Para soltar Tirante da Barra Estabilizadora: Essa barra parece não ter cabeça, mais ela tem, e fica bem no meio do parafuso. Coloque uma chave no meio do parafuso e outra na rosca, ai é só tirar.



Eu prefiro soltar a caixa da direção, para não força-la. Se vc quiser soltar-la basta desparafusar nas marcas acima, e do outro lado tambem. Esse circulo maior é o parafuso que se prende ao paralama.



Depois de tudo solto vc deve soltar os parafusos do câmbio, inclusive o do motor de arranque. Peço desculpas pois na hora da retirada do câmbio, estavamos somente eu e meu pai. E não pude tirar fotos.






Não se esqueça de ensacar tudo para evitar sugeira e água, pois pode enferrujar.



Retire a peça que fica em cima do coxin, aquela que se prende ao câmbio, assim o câmbio sai mais facil.

Pessoal ao instalar alguns jogos eu acabei apagando as fotos da instalação d0 tubo do atuador... Foi mal!!! kkk..



Bom pessoal, na verdade eu não precisei trocar o meu atuador, pois o verdadeiro problema estava no tubo do atuado!!! Bem nessa marca é aue estava vazando. Demoro mais ou menos, duas semanas, quase tres, para vazar todo o oleo de freio. Bom a peça já foi trocada, e me custou "apenas" R$ 60,00 no mercadocar, Fora o oleo.

Bom mais seria injusto eu não explicar como trocar o atuador da embreagem. Então vamos lá.
A coisa mais importante que vc precisa saber sobre atuador de embreagem é: 1-Numca retire o pino de seguração antes de intalar o atuador!!! 2-Jamais acione o atuador
manualmente sem a trava de segurança , pois esse movimento poderá deslocar a vedação interna provocando vazamento na base. 3-Na extremidade do corpo metálico central, existe um anel de alumínio que faz o travamento de todo o conjunto do atuador. Esse anel é muito sensível, caso esse anel de alumínio se solte, imediatamente o atuador se desmontará impossibilitando a execução da montagem. Evitar desalinhamento ao montar o atuador sobre o eixo piloto. 4-Sempre substituir o anel O-ring localizado entre o atuador e a base do câmbio, a não substituição deste anel, poderá causar
vazamento na base do atuador. 5-Muito importante salientar que o torque nos parafusos de fixação seja feito de forma gradativa, para que não deforme a base do atuador. 6- Na maioria dos carros exite um anel vedador do câmbio, ele fica atras do atuador, é bem fininho, mais se não colocar vai dar vazamento. (Se eu não estiver enganado, carros da ford não precisão desse anel).
Obs: Gente numca se esqueção de encaixar a mangueira da embreagem antes de fechar o câmbio, pois os novos tubos da GM, agora são de plastico e quando vc enpurra o conector da embreagem esse #@%¨%$ desce, ai nem o rambo consegue colocar!!! kkkkkkkkkkkk...
Detalhe: Esse tubo do atuador deve ficar alinhadinho!!! Se ele ficar um pouquinho torto para dentro ou para fora, (isso acontece na hora em que ele é apertado, e no ultimo aperto o tubo gira junto com a rosca) ele vai pegar no plator e disco.
Só retificando: Eu disse que não era mais vendido o tubo do atuador com a cabeça de ferro, isso não é veridico, pois eu fui na Accyoly e encontrei o tubo com cabeça de ferro. Eu só passei a informação anterior, porque o @%$*&@ do vendedor do mercadocar disse que essa peça não era mais fabricada com cabeça de ferro!!! Eu tive de trocar essa peça pois a com cabeça de plástico enbora fosse para o vectra 97, não era compativel.





Eu peguei essa imagem na net só a nivel de esclarecimento!!! Esse anel ai d cima, é o anel de aluminio, Super sensivel.



Algumas das fotos que me sobraram, câmbio. Vou passar uma colinha nova, já estava na hora!!! kkk...



Hummmm






é bom vc passar nas duas extremidades, e esperar + ou - 5 minutos antes de unir as duas partes.



Essa parte de retirar o câmbio faz muito nego coçar a cabeça!!! Para retirar a tampa do câmbio, é bem simples. Nas duas pontas do trambulador, esse garfinho ai, exitem duas prisilhas, é só retirar a travinha da prisilha e puxa. Lembrando que essas prisilha do trambulador só saem para uma lado.



Aqui as fotos perdem uma sequencia. Oprocedimento na colocação do câmbio é a inversa do que nós aprendemos aqui. Obs: Os primeiros serão os ultimos, e os ultimos serão os primeiros. Esse ditado popular se aplica aqui tambem. As primeiras peças que vc soltou, serão as ultimas a ser colocadas ou parafusadas. Vamos colocar as homocinetes.



Tá vendo aquele buraco ali??? Coloca a homocinete lá!!! Dá uns soquinhos de leve que ela encaixa facil.


Esse parafuso que "segura" a caixa de direção não de ser esquecido. Lembra-se dele??? Aquele que fica atras do pedal do acelerador. Para prende-lo com mais facilidade, alinhe os dicos das rodas, em seguida destrave o volante e encaixe.



Tanto para colocar o câmbio como para prender as bandeijas, utilize um macaco. No caso do câmbio, vc pode utilizar uma corda, pois o espaço é um pouco pequeno(dentro do motor), e vc evita dor nas costa. Aminha tá doendo pra #$@&¨%$$#. kkkkk...



Para que o parafuso das bandeijas entre com mais facilidade, enpurre a parte de cima do disco, e force com o macaco para que ele encaixe.


é isso gente, espero não ter esquecido nada.

Abraços

Ciro Roberto.

27 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de divulgar informações!
    é através do trabalho colaborativo q a net fica cada vez mais rica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vc fez este trampo de trocar a embreagem sozinho?da pra levar o cambio no lugar sem ajuda de uma segunda pessoa?

      Excluir
  2. Olá, estou passando por este mesmo problema (creio eu). Tenho um vectra 97 e esta baixando o oleo de freio constantemente. Notei que esse oleo é entre o motor e o cambio. Por estas instruções vou tentar trocar o meu. Gostaria de saber como vc achou este tubo do atuador, pois não estou consiguindo encontrar.

    Leandro - S.P

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Estou com um problema e se puder dar uma luz eu agradeço muito, estava andando normalmente com meu Vectra 97 quando de repente o pedal da embreagem baixou quando acionado soltei e voltei a aciona-lo mas nada, então encostei e vi uma poça de fluido no chão verifiquei e vi que o Flexisivel (mangueira) da embreagem tinha furado, tentei acha-la e não consegue de jeito algum, então fui em uma loja especializada em mangueiras de alta pressão e o cara fez outra usando meus terminais, instalei no carro e sangrei mesmo metodo de freio acionava o pedal de freio e sangrava fiz varias vezes e fui testar o carro, nas primeiras trocas de marcha tava baixo o pedal mas dava para engatar com uma certa dificuldade, mas logo foi ficando pior a ponto de quase não engatar, fiz novamente a sangragem e nada, Obs. Antes da mangueira furar embreagem bem alta, se souber algo fico muito agradeçido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo se antes d mangueira furar tua embreagem tava alta pode trocala,esta ja era

      Excluir
  4. cara então descobri o problema do meu carro, logo no inicio do comentário, vi que tu trocou o tube, então, a minha duvida era exatamente esta, minha embreagem não foi pra vala de uma vez só ela foi indo aos pouco, até acabar todo o fluido que por sua vez vazou por cima da caixa e não por baixo e o que me deixou pensativo foi isso, o fato de não para a embreagem de uma vez só, comentei isso com amigos meus, de fato poderia ser o atuador, mas se fosse ele mesmo a embreagem acabaria de uma vez só, valeu pelas dicas cara. adiciona ai, tbdorneles@hotmail.com. abraço

    ResponderExcluir
  5. Amigo como posso saber o nivel do oleo do meu cambio? vectra 97 cambio manual.

    As marchas ta um pouco dificil pra engrenar... e percebi que to tendo fazamento do oleo do cambio.

    ResponderExcluir
  6. parabens foi um excelente mecanico amador kkkk

    ResponderExcluir
  7. levei meu carro no mecanico foi trocado o atuador e o disco mais ficou mesma coisa a embreagem sumindo alguem pode me da uma luz?

    ResponderExcluir
  8. Amigo você retirou todo o quadro ou só afroxou os parafusos do lado direito e tirou todo do esquerdo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu facebook é marcioj4@hotmail.com preciso de uma ajuda help ! se puder me ajudar mais pois esse seu post foi essencial !

      Excluir
  9. ola meu carro estorou uma das bucha do trabulador troquei todas porem a 3ª marcha fica só arranhando como se não engatasse alguém sabe de alguma coisa que posso fazer?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. se um dia você puder faça um vídeo retirando e colocando o motor de arranque pois já rodei a internet e não achei nada sobre isso com Vectra grato e adorei o vídeo ,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo não tem mistério pra tirar o motor de partida só que e chato pra tirar os parafuso eu tirei mais tive que tirar a proteção do Carte ou melhor falando do motor

    ResponderExcluir
  14. eu joao correa de mococa sp-zap 19-991775803-tbem sou do tiupó faca vc mesmo tenho boa noção de mecanica e não fico na rua de forma alguma.meu problema vectra 2001-2,2 mpfi 8 v atuador de embreagem por favor entre em contato no zap desde ja agreadeço pela atenção--

    ResponderExcluir
  15. Amiga agregado tem regulagem eu soltei calço do motor para retirá-lo e trocar montei tudo certo mandei alinhar só que é o carro fica saindo A Tulipa do câmbio lado passageiro já troquei a trava mesmo assim ele sai não chega Cair só vaza óleo aí eu já percebi que saiu o que devo fazer agregado tem regulagem.

    ResponderExcluir
  16. foi o unico que achei informaçoes sobre o vectra obrigado.
    gostaria de te fazer uma pergunta para retirar o motor dele é preciso soltar o cambio para tirar o motor do lugar... obrigado

    ResponderExcluir
  17. tenho que tirar a caxa de cambio do monza como fazer

    ResponderExcluir
  18. Amigo meu vectra nao quer sai oleo para sangra

    ResponderExcluir