quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Retentor de Óleo

Retentor de Óleo lubrificante nas Válvulas do Cabeçote


retentor

O cabeçote tem alimentação de óleo constante, do sistema de lubrificação, e seus principais componentes, as válvulas de admissão e escape, precisam ser lubrificadas, mas o óleo lubrificante não pode entrar na câmara de combustão, é ai que entra o vedador ou retentor de válvula.

O retentor de válvula é um componente, que se encontra no cabeçote do motor, com o objetivo de impedir a passagem de óleo, para dentro da câmara de combustão. O retentor fica fixo em cima do cabeçote, e a haste da válvula passa no seu centro, pois o retentor tem um furo passante. O retentor é fabricado com um derivado de polímero, geralmente silicone, seu formato lembra um copinho e ele fica preso sobre pressão.

retentor

Com o tempo, de tanto a haste da válvula percorrer o pequeno curso de sobe e desce, o retentor vai se desgastando, a mola interna perde a sua pressão e o diâmetro interno do retentor aumenta a haste agora passa mais livre, porém, a folga permite que o óleo lubrificante passe pelos lábios vedantes do retentor. O óleo escorre pela haste da válvula, passa pelo guia de válvula e depois a entrada para a câmara de combustão. Dependendo do desgaste do retentor e da quantidade de óleo que entra em combustão, pode ser visto em forma de fumaça, saindo pelo escapamento.
dsc04825
[Retentores de óleo das válvulas]

O motor com alta quilometragem, ou com índices de desgaste muito elevado certamente deverá ser submetido a uma retífica de seus componentes fixos e móveis, e quando se trata de retentor de válvula este deve ser substituído neste processo. O óleo que entra pra dentro do motor, além de ser queimado, contribui para formação de borra, gases nocivos e com o aparecimento dos fenômenos de detonação e pré-ignição, já que o depósito de carvão surge com mais facilidade nestes casos.

Eu coloquei esta postagem para ensinar como se faz!!! Mais nesta parte do motor, eu aconselho vcs a procurarem uma retifica, pois não é caro, custa em volta de R$ 60,00. Digo isso por que, as vezes, o vazamento não ocorre por causa dos retentores de valvulas, e sim por culpa das guias.

Guias tortas ou com calo, podem com o tempo estragar os retentores de valvulas. Então só quem entende do assunto pode garantir algo bom, e olhe lá. Então nessa parte, leve a uma retifica de confiaça.

3 comentários:

  1. Please! preciso de ajuda, semana passada meu carro (uno elx 95) "pifou" levei no mecânico e ele disse q queimou a junta do cabeçote, e teve q trocar o escapamento tb. Dois dias depois que peguei o carro na oficina percebi que estava pingando oleo em baixo na frente. Levei novamente e o mecânico disse q era pq estourou o retentor do motor... Isso é caro? será ele deve cobrar pelo serviço ou isso foi pq ele mecheram no carro e epertaram alguma coisa a mais ou a menos e porisso está pingando...? Por favor me ajudem posi sou mulher e é mt difícil confiar em mecânicos... parece q sempre estamos sendo enganadas!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu monza está apresentando fumaça branca e borra no cano de descarga... eu mesmo troquei a junta do cabeçote, pois o cabeçote e o carter estavam carbonizados... após a limpeza e a montagem o mesmo está andando bem, não baixa água, mas está fumaçando novamente... fumaça branca levemente azulada..obs: quando estava limpando o cabeçote percebi aquelas molas abaixo dos balancins mas não quis mexer, pois não sabia o que era.. quando você colocou as fotos eu percebi que abaixo das molas é que tem o retentor de óleo.. deveria ter dado uma verificada... (gostaria de saber se tem como trocar os retentores só tirando aquela tampinha de cima do cabeçote.. Obrigado pela atenção..

    ResponderExcluir
  3. ola amigo teenho um gol 95 quando ligo ele, sai um fumaç~çao depois para , mas ele nao raja e nem bate , pode ser retentor, ou sera outra coisa?? obrigado..

    ResponderExcluir